quinta-feira, julho 20, 2006


O Departamento de Planeamento Urbano da cidade de Nova Iorque disponibiliza diversas informações acerca do projecto para o Parque Fresh Kills.
Em Freshkills: Landfill to Landscape podemos ficar a conhecer o terreno onde está a ser desenvolvido o projecto, através de mapas e fotografias aéreas e do local, em temas que vão desde a história e arqueologia, o uso do solo, a população, clima, topografia e geologia, hidrologia ou ecossistemas.
Também está disponível informação bastante detalhada acerca do concurso lançado para este parque. Em relação às equipas finalistas, Field Operations, Hargreaves Associates, Mathur/da Cunha + Tom Leader Studio, JMP Landscape and
John McAslan + Partners, RIOS Associates Inc. e Sasaki Associates, Inc., podemos consultar a biografia de cada uma delas e os painéis, memórias descritivas e fotografias de maquetes entregues para a última fase.
Ainda mais informação em Fresh Kills lifescape.


_diogo

sábado, julho 15, 2006

Gaps in the pavement conta-nos histórias de intrusões de betão na natureza.
Michael Itkoff procurou estruturas que sustentam a cidade e a fazem funcionar, que normalmente se encontram debaixo de terra, cercadas ou em sitios longe do centro urbano, e fotografou-as do ponto de vista da paisagem. Ele consegue, assim, criar imagens onde estes monstros parecem distantes do conjunto, fora do contexto e se impõem de maneira alarmante.
Outras fotografias do autor na edição deste mês da revista electrónica Polar Inertia. Recomendo a visita aos outros artigos e aos números anteriores deste journal of nomadic and popular culture.


_diogo