"Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar os excedentes"
A Permacultura (cultura permanente) é a construção de sistemas, que criem habitats sustentáveis através da utilização de padrões da natureza. É uma filosofia, aplicada principalmente à produção de alimentos e uso do território. Afectando ramos profissionais como a agronomia, a engenharia e a arquitectura.
É uma filosofia que foi criada na década de 70 por dois australianos (Bill Mollison e David Holmgren), para evitar a destruição crescente dos recursos naturais da Austrália (uma região muito frágil a nível ecológico) e do mundo.
Cuidar da Terra – Reconhecer que a terra é a fonte de toda a vida, respeitá-la e aceitar que fazemos parte dela.
Cuidar das pessoas -Todos os seres humanos têm o dever de procurar e o direito a receber alimento, abrigo, cuidados de saúde, amor, educação, e trabalho.
Aplicar limites ao consumo e partilhar os recursos –. Cuidar da terra e das pessoas só é possível se existir colaboração entre todos, partilhando os infindáveis recursos que o Universo nos proporciona, no entanto para que estes recursos sejam equitativamente distribuídos no tempo e no espaço é necessário que cada individuo saiba o que é ter o suficiente e tenha somente o suficiente. Visa-se a cooperação em vez de competição, integração em vez de fragmentação
Devido ao isolamento a que Cuba foi sujeita, primeiro pelo embargo comercial criado por países ocidentais, encabeçados pelos E.U.A. e mais tarde pela queda da União Soviética, a utilização da Permacultura e Agricultura Urbana, tornaram-se uma importante solução, para preencher os défices de produtos alimentares e fontes energéticas.
Hoje em dia 50% dos alimentos consumidos pelos habitantes de Havana, com 2,2 milhões de pessoas, são produzidos na própria cidade utilizando métodos que não destruam os recursos naturais. O povo de Havana construiu hortas nas varandas, pátios, jardins e parques, utilizando o mínimo de energia possível.
“Temos de seguir os ciclos naturais, para assim termos a natureza a trabalhar para nós. Trabalhar contra a natureza, exige um enorme dispêndio de energia.” Roberto Sanchez, membro da Fundação Cubana para a Natureza e Humanidade
Sites sobre pemacultura
Sem comentários:
Enviar um comentário