"De forma resumida, a técnica consiste em: identificar um troço de mangal que apresente boas características para o cultivo de arroz; "abrir um caminho" cortando a vegetação a toda a volta; isolar o terreno da invasão das águas das marés pela construção de um dique de terra; cortar a vegetação no seu interior; dividir o terreno em parcelas (priques:c), através de diques secundários; deixar que a água da chuvas provoque o apodrecimento dos troncos e raízes, para permitir o seu arranque ao fim de dois a três anos, época em que o terreno é armado em camalhões; ir progressivamente experimentando o cultivo do arroz com variedades adaptadas à fase de dessalgamento do solo". Marina Temudo in "Inovação e mudança em sociedades rurais africanas. Gestão dos recurssos naturais, saber local e instituições de desenvolvimento induzido"
A bolanha de água salgada é uma avançada técnica de cultivo de arroz utilizada na Guiné Bissau. Esta técnica foi trazida para a região de tombali (sul do país) nos anos 20 pela etnia balanta, levando a que outras etnias residentes (principalmente os nalus e os sossos) começassem tambem a produzir arroz de bolanha até aos dias de hoje, A própria região pela sua elevada pluviometria levou à transformação da técnica, sendo aqui os diques muito mais altos que os do norte da Guiné, na região dos balantas. Os recurssos transformaram a técnica e a técnica transformou as etnias residentes e a paisagem.
Em termos visuais é qualquer coisa de extrordinário, um fantástico rendilhado de dimensões muitas vezes quase infinitas, limitado por palmeirais e mangais.
Hoje a bolanha apesar de ser responsável pela produção de maior parte do arroz da região, tem vindo a ser abandonada, por consecutivos anos de seca, falta de mão de obra jovem e mais recentemente devido à destruição de diques pelas cheias.
1º imagem google de uma bolanha de Cadique (Cubucaré região de Tombali);
2º Bolanha de Catchamba (Cubucaré região de Tombali);
3º Bolanha de Cafal/Cafine (Cubucaré região de Tombali)
2º Bolanha de Catchamba (Cubucaré região de Tombali);
3º Bolanha de Cafal/Cafine (Cubucaré região de Tombali)
_pedro
Sem comentários:
Enviar um comentário